19 julho 2011

A Maratona

"Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé." 
2 Timóteo 4:7

     Todo ano acontece a Maratona Internacional na cidade de São Paulo. O evento é composto por Maratona 42 km; Corrida 25 km; Corrida 10 km e Caminhada 3 km. Milhares de pessoas participam e há espaço para todos, até para aqueles que gostam de ficar às margens, torcendo, suspirando, encorajando, oferecendo garrafinhas de água, etc. 

     Alguns cruzam a linha de chegada, mas a maioria desiste pelo caminho. Outros caem e atrapalham os que vêm atrás. Alguns começam na dianteira e, na reta final, são ultrapassados por aqueles que iniciaram lentamente... Muitos levam seus amigos e familiares para torcer e dar uma forcinha nos momentos difíceis... Ou seja, dá para sentir que não é fácil uma corrida, mas há todo tipo de emoções, o que torna o evento muito atrativo. Eu ainda não participei, mas tenho muita vontade... Por enquanto, estou treinando...

     Paulo compara a vida cristã a uma corrida, e o motivo é bem claro: A vida cristã não é fácil. Às vezes há momentos em que o participante está tão cansado que pensa em desistir. Às vezes há momentos em que ele precisa apenas de um encorajamento. Às vezes, há momento de certeza de que não há mais força para correr nem mais cem metros. Nesse momento, é importante a presença de alguém ao lado, mesmo que esteja na plateia, para dar-lhe o encorajamento necessário.

     O problema é que muitas vezes tentamos fazer a corrida sozinhos. Talvez isso aconteça por causa da vergonha que temos de parecer fracos e de ter que pedir ajuda. Seja qual for o motivo, manter as pessoas longe de nós e tentar levar tudo ‘no braço’, com a nossa própria força, não funciona.

     O ponto fundamental da fé cristã é entender que não podemos vencer a carreira por nós mesmos. Só podemos alcançar a salvação pela graça de Cristo. E só podemos viver a vida cristã ajudando uns aos outros. Portanto, não tenha medo de pedir ajuda; o homem é um ser gregário e não foi feito para estar sozinho. Você precisa de ajuda? Existe alguma coisa que está lhe enfraquecendo na fé cristã? Procure ajudar alguém que está próximo a você! Não vire as costas para eles e nem se sinta desconfortável em pedir ajuda. Lembre-se de que você precisa chegar ao fim dessa corrida! E com a fé intacta!

Texto encontrado na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário