19 julho 2011

A Maratona

"Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé." 
2 Timóteo 4:7

     Todo ano acontece a Maratona Internacional na cidade de São Paulo. O evento é composto por Maratona 42 km; Corrida 25 km; Corrida 10 km e Caminhada 3 km. Milhares de pessoas participam e há espaço para todos, até para aqueles que gostam de ficar às margens, torcendo, suspirando, encorajando, oferecendo garrafinhas de água, etc. 

     Alguns cruzam a linha de chegada, mas a maioria desiste pelo caminho. Outros caem e atrapalham os que vêm atrás. Alguns começam na dianteira e, na reta final, são ultrapassados por aqueles que iniciaram lentamente... Muitos levam seus amigos e familiares para torcer e dar uma forcinha nos momentos difíceis... Ou seja, dá para sentir que não é fácil uma corrida, mas há todo tipo de emoções, o que torna o evento muito atrativo. Eu ainda não participei, mas tenho muita vontade... Por enquanto, estou treinando...

     Paulo compara a vida cristã a uma corrida, e o motivo é bem claro: A vida cristã não é fácil. Às vezes há momentos em que o participante está tão cansado que pensa em desistir. Às vezes há momentos em que ele precisa apenas de um encorajamento. Às vezes, há momento de certeza de que não há mais força para correr nem mais cem metros. Nesse momento, é importante a presença de alguém ao lado, mesmo que esteja na plateia, para dar-lhe o encorajamento necessário.

     O problema é que muitas vezes tentamos fazer a corrida sozinhos. Talvez isso aconteça por causa da vergonha que temos de parecer fracos e de ter que pedir ajuda. Seja qual for o motivo, manter as pessoas longe de nós e tentar levar tudo ‘no braço’, com a nossa própria força, não funciona.

     O ponto fundamental da fé cristã é entender que não podemos vencer a carreira por nós mesmos. Só podemos alcançar a salvação pela graça de Cristo. E só podemos viver a vida cristã ajudando uns aos outros. Portanto, não tenha medo de pedir ajuda; o homem é um ser gregário e não foi feito para estar sozinho. Você precisa de ajuda? Existe alguma coisa que está lhe enfraquecendo na fé cristã? Procure ajudar alguém que está próximo a você! Não vire as costas para eles e nem se sinta desconfortável em pedir ajuda. Lembre-se de que você precisa chegar ao fim dessa corrida! E com a fé intacta!

Texto encontrado na rede.

12 julho 2011

Ao olhar pra Cristo tudo se Restaura

"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:14-15

     No livro de Números (capítulo 21:4-9) nós podemos ver relatado um momento em que o povo de Israel caminhava para rodear a Terra de Edom; porém diante da fome e sede, e por dias caminhando no deserto o povo começou a murmurar contra Deus e contra Moisés, desejando por voltar para o Egito e não caminhar mais em direção ao seu objetivo. Então o Senhor vendo incredulidade e rebeldia do povo, enviou serpentes venenosas para picá-los, e ao serem picados muitos morriam.

     Os israelitas arrependidos do que haviam proferido, pediram a Moisés que orasse ao Senhor suplicando que Ele tirasse as serpentes do meio deles, e assim fez Moisés, ao que o Senhor respondeu: "Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá". E assim sucedeu, ele fez o que o Senhor ordenara e quando alguém era picado olhava para a serpente de bronze e se tornava são novamente.

     Atualmente não é diferente, num mundo cheio de pecados, as setas do inimigo a cada instante tentam nos ferir e nos atingir, e diante do desespero muitas vezes preferimos murmurar, ao invés de pedir forças ao Senhor pra resistirmos, e por estarmos fracos essas setas realmente agem de forma eficaz em nossas vidas fazendo assim com que caiamos, e cheguemos a fraquejar, mas assim como o Senhor se compadeceu do povo que caminhava no deserto, Ele se compadece de nós, e preferiu nos amar e não deixar com que morramos, por isso que, demonstrando Seu magnífico amor, Ele enviou seu Filho Amado para morrer por nós, e assim toda vez que olharmos para Ele sermos sarados, nos tornarmos salvos e limpos de toda ferida.

E você o que espera pra poder olhar para Cristo e ser sarado? 

CUSTÓDIO, F.

01 julho 2011

Construindo Pontes

     Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado. Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de silêncio. 


     Numa manhã o irmão mais velho ouviu baterem a sua porta. Ao abri-la, notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro na mão.

     - Estou procurando trabalho, disse ele. Talvez você tenha algum serviço para mim.

    - Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho, na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use-a para construir uma cerca bem alta.

     - Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me aonde estão a pá e os pregos.

     O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro. Quando o fazendeiro chegou não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do rio. 

     Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou: - Você foi atrevido construindo esta ponte depois de tudo o que lhe contei. 

     Mas as surpresas não pararam por aí. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo falou: - Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse. 

     De repente num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o trabalho partiu com sua caixa de ferramentas. 

     - Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você. E o carpinteiro respondeu: - Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...