26 novembro 2011

Exemplo de Jabez

I CRÔNICAS 4.1-11

Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. (1Cr 4.10.)

Eis, Senhor, a minha oração:
Que eu seja um exemplo de bom cristão,
Que em meu viver eu tenha sempre comunhão
Contigo, com os céus ligado esteja,
Que em minha jornada aqui, feliz com Cristo eu seja.

     A descendência de Judá está registrada em 1 Crônicas. Os nomes são citados um a um, até mesmo com certa monotonia, até chegar ao nome de Jabez. Sua mãe lhe dera esse nome por causa da dor que sofrera em sua gravidez. Não podemos saber pelo texto se a dor era física ou emocional. Quem sabe um marido ausente, irresponsável ou perverso. Mas o certo é que ela deu ao filho o nome de Jabez, que quer dizer “dor”. Não era em absoluto um bonito nome. Ter de repeti-lo para todos os que lhe perguntassem – “Meu nome é dor…” – não devia ser nada agradável.

     Mas o texto bíblico diz que ele foi o mais ilustre entre seus irmãos. E tudo por causa de sua oração que foi transcrita para nós. Ele pediu a Deus: “Que o Senhor me abençoe muitíssimo, e amplie os meus termos; que a tua mão seja sobre mim e que o mal seja afastado da minha vida.” Essa era a sua oração. E penso que ele não a fez apenas uma vez, e sim diariamente.

     Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres… (Tg 4.2,3.) Entretanto Deus se agrada de nos responder.

     Esse modelo de oração está na Bíblia como uma inspiração para nós. Devemos buscar as bênçãos que o Senhor já tem reservado para nossa vida. Que as nossas fronteiras sejam ampliadas, isto é, que possamos ir além nas conquistas da vida cristã. Que a sua mão de poder e confirmação estejam sobre nós, usando-nos e operando maravilhas através de nós. E que o mal seja afastado para longe de nós, ou seja, que o Senhor nos livre da tentação.
     
Experimente orar assim e você verá os resultados.

12 novembro 2011

Consagrado ao Senhor

     Na sua juventude, na era dos “hippies”, Wesley e a esposa eram cantores da noite. Compunham canções, viviam como os “hippies”, fazendo bijuterias peculiares, e eram viciados em álcool e drogas. Certo dia, a companheira lhe disse: “Você sabia que Jesus vai voltar? Eu ganhei uma Bíblia e me falaram que aqui está escrito isto.”

     E começaram a ler o livro de Apocalipse. Após lerem várias vezes, sem conseguirem compreender o texto sagrado, um amigo, também “hippie”, lhes falou de um pastor que poderia explicar-lhes o que liam. E os dois foram àquela igreja. Não deu outra: Converteram-se ao Senhor e começaram a compor lindas canções para Jesus.

     Certo dia, quando davam o testemunho numa Igreja Presbiteriana no Rio de Janeiro, um irmão já velhinho se levantou do seu lugar, pediu o microfone e relatou algo lindo. Após pedir-lhe que confirmasse o nome de sua mãe e se ele tinha uma irmã enfermeira, ele começou a contar: “Eu sou médico e atendi à sua mãe em seu parto, no seu nascimento. Sua irmã era minha enfermeira e disse-me que eu teria a honra de escolher o nome do bebê. Fui ao meu consultório para orar, pedindo a direção do Senhor, e sobre a minha mesa estava um livro sobre a vida de Wesley. O Senhor me disse que esse seria o seu nome. Então, voltei à sala de parto, tomei-o nos braços e consagrei a sua vida ao Senhor em oração. Você foi ali dedicado ao nosso Deus, apesar de sua família não conhecer o evangelho. E como me alegro em poder conhecê-lo e ver o poder da consagração de uma criança ao Senhor!” Foram momentos de choro e regozijo diante do Pai.