29 março 2011

A Porta


Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9 

     O Senhor na sua bondade está disposto a nos acolher, está disposto a sempre abrir a porta para que possamos entrar e encontrar descanso, achar a pastagem, porém nós em nossa iniquidade sempre procuramos descansar em lugares distantes do colo do Pai, sempre buscamos nos refugiar em coisas passageiras, que geralmente passam a assumir o lugar do Senhor, e ao tentarmos descansar nesses outros lugares, acabamos descobrindo que são apenas paredes, onde nós não podemos entrar e encontrar um refúgio verdadeiro, são apenas alguns dos locais que não têm nada a nos oferecer, e aí reconhecemos que, o único lugar onde preencheremos o vazio do nosso coração é na presença do Senhor. 

E você entrou pela porta ou ainda está tentando atravessar alguma parede ?

CUSTÓDIO, F.

Louvor e Adoração


Louvor: motivado na alma por um impulso de receber do Senhor;
Adoração: motivado no espírito de dar a Deus;

Louvor: pode ser comunitário;
Adoração: é individual;

Louvor: brota das emoções;
Adoração: brota da devoção;

Louvor: pelos feitos de Deus;
Adoração: pelo que Deus é;

Louvor: pelos presentes de Deus;
Adoração: pela presença de Deus;

Louvor: é uma expressão de vida;
Adoração: é um estilo de vida;

Louvor: é circunstancial;
Adoração: é incondicional;

Louvor: apreciar os feitos de Deus;
Adoração: viver para Deus     


Texto extraído de outro blog na rede.
  
 

25 março 2011

AQUASAFE

Dia: 26/03/2011
Horário: 07:00hs

Quando as águas se encontram:
Fontes a jorrar
Pouco a pouco se misturam
Unidade a gerar
Um Rio poderoso que ninguém pode parar
No encontro das águas Deus está
No encontro das águas Deus está

Palavrinhas mágicas


Sabe aquelas palavras que seus pais te ensinam desde pequeno a repetir quando alguém te faz um favor, ou quando você ganha um presente? Por favor, obrigado, com licença, desculpa e muitas outras... nós falamos elas todos os dia com pessoas que muitas vezes nem conhecemos. Isso demonstra educação, respeito e até mesmo sabedoria. Mas, a pergunta é: porque falamos isso tão naturalmente com as pessoas que nos rodeiam e dificilmente as falamos com Aquele que é o mais importante que todos?? Quantos dos que estão lendo este post usam “por favor” na hora de pedir alguma bênção do Senhor? E é muito fácil dizer obrigado durante o dia, digamos que é uma resposta quase automática, se uma caneta cai e alguém apanha: - Obrigada; Se alguém me atende em uma loja: - Obrigada! Se alguém diz que sou bonita: - Ahhh! Muito obrigada :)) Mas quem de nós lembra de dizer (todos os dias) obrigada ao Senhor pelo ar que ele nos deixa respirar, ou pela vida que ele nos dá a cada manhã? Você lembra de agradecer pela casa/família/comida que você tem?
Educação com nossos semelhantes é importantíssimo, mas nós não podemos esquecer Daquele que nunca esquece de nós. Ele é, de todos os que estão a nossa volta (Ele está a nossa volta também), Aquele que mais merece ouvir de nossas bocas uma palavra de gratidão, um pedido humilde de desculpas, um “por favor” Senhor! Essa frase pode até ter se tornado um clichê, mas é a mais pura verdade: Deus não precisa de você, mas você com certeza precisa Dele, então O trate com a mesma educação que você trata outras pessoas, o trate com O mesmo respeito e entenda que Deus não tem que fazer nada por você (e você muito menos é merecedor), mas Ele faz!!! Não esqueça de agradecer. Não mais esqueça de pedir desculpas pelos erros, e não ordene nada a Ele... O Senhor também é digno de suas palavrinhas mágicas!!

Por Hérica Lima

23 março 2011

Alemanha, início do século XX...

    Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
     “Deus criou tudo o que existe?"
     Um aluno respondeu com grande certeza:
     -Sim, Ele criou!
     -Deus criou tudo?
     Perguntou novamente o professor.
     -Sim senhor, respondeu o jovem.
     O professor indagou:
     -Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?
     O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.
     Outro estudante levantou a mão e disse:
     -Posso fazer uma pergunta, professor?
     -Lógico, foi a resposta do professor.
     O jovem ficou de pé e perguntou:
     -Professor, o frio existe?
     -Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
     Com uma certa imponência rapaz respondeu:
    -De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.
     -E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
     O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!
     O estudante respondeu:
    -Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!
     -Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
     Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.
      Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
      -Senhor, o mal existe?
     Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
     -Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!
      Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
     -O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.
      Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça
permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?
      E ele respondeu:
      ALBERT EINSTEIN, senhor!

     

22 março 2011

Frases para refletir - ORAÇÃO

"Orai sem cessar"
I Tessalonicenses 5:17
 
"Aqueles que oram, fazem mais pelo mundo que aqueles que lutam; e se o mundo vai de mal a pior, é porque existem mais batalhas do que orações." (George S. Patton)



"Um simples pensamento de gratidão elevado ao céu é a mais perfeita oração." (G. E. Lessing)


"Orar não é só pedir. Orar é a respiração da alma. Como o corpo que se lava não fica suja, sem oração se torna impuro." (Mahatma Gandhi)


"Não há homem que, orando de todo o coração, não aprenda alguma coisa." (Ralph Waldo Emerson)


"Importa orar sempre, e não deixar de fazê-lo." (Vulgata)


"A oração é o encontro da sede de Deus e da sede do homem." (Agostinho de hipona)


"Atualmente estou tão ocupado que não posso passar menos de quatro horas por dia na presença de Deus." (Martinho Lutero)


"A oração é o antídoto para todas as nossas aflições." (João Calvino)


"Na oração, é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração." (John Bunyan)


"A oração é um instrumento poderoso não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra." (Robert Law)


"O que o homem é, é sobre seus joelhos diante de Deus, e nada mais." (Robert Murray McCheyne)


"Sussurros que não podem ser expressos em palavras são frequentemente orações que não podem ser recusadas." (Charles H. Spurgeon)


"As minhas orações não mudam a Deus, mudam a mim mesmo." (C. S. Lewis)


"O poder da oração não reside em quem ora, mas em quem ouve." (desconhecido)

"O melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador." (Novo Tom)


"É de joelhos que o cristão chega mais perto dos céus." (desconhecido)


Por Hérica Lima'

18 março 2011

Fôlego de vida

    

    Esse dias na faculdade surgiu uma pequena polêmica entre meus amigos. Nós, como biólogos (em formação), nos perguntávamos porque o homem ainda não havia conseguido clonar um outro ser humano. E eis minha humilde opinião: o homem não é só corpo! Deus fez Adão à sua imagem e semelhança e o fez do pó da terra. Mas ele mesmo com seu corpo pronto e feito à imagem e semelhança do Criador não viveu. A bíblia relata que algo mais foi feito para que Adão se tornasse alma vivente: Deus soprara em suas narinas o fôlego de vida!!
    Além de um corpo físico, nós também temos um espírito que não pode ser concedido por nenhuma ciência terrena, somente por Deus.
     Eu externei essa minha opinião na roda da conversa e é claro que ela não foi bem aceita, mas para mim é bem lógico que nada pode ser feito sem a mão do Senhor.
     Dê sua opinião também!!


Por Hérica Lima

14 março 2011

Como criança

    Eu vou contar pra vocês um fato curioso que aconteceu comigo e que me fez refletir muito!
    Todas as semanas eu sou a encarregada de fazer as tarefinhas da escola bíblica infantil, eu recolho as imagens, escrevo os textos e deixo tudo super lindo pras criancinhas, aí... a uma duas semanas atrás, eu decidi ir na sala infantil pra ver como tava sendo a aprovação das tarefinhas por eles, e pra descobrir isso, nada melhor que perguntar pra uma criança!
      Então eu perguntei pra uma garotinha de mais ou menos uns 6 anos de idade se ela tava gostando da salinha dela e pra minha surpresa ela disse que tava gostando 'mais ou menos'. Eu levei um susto, 'puxa, dá tanto trabalho fazer essas tarefinhas e elas não estão agradando' eu pensei, mas depois do susto passado eu perguntei o porquê de ela não estar gostando muito, ela então respondeu e novamente me deixou surpresa: - Porque nós ainda não estamos no céu tia.
      No dia eu achei a resposta apenas fofinha, ri e contei pra todo mundo da igreja, mas depois, em casa, eu não consegui tirar aquilo da cabeça. A inocência com que ela falou deixou bem claro que ela realmente desejava aquilo mais do que qualquer felicidade terrena, e mostrou que pra ela nada era completo sem Deus.
      E nós? Será que temos os mesmos desejos ou as mesmas prioridades que aquela criança? Eu acho que não. Por isso Deus falou que deveríamos nos tornar como criança! Porque elas entendem verdadeiramente o que quer dizer buscar em primeiro lugar o reino de Deus e porque com a inocência que elas possuem é muito mais fácil tocar o coração Dele.
      Depois que se perde essa inocência começam a aparecer tantos problemas em nossa vida, que qualquer momento de contentamento nos faz esquecer quão maiores são todas as promessas de Deus para nossas vidas. Esquecemos que o Reino de Deus deve estar em primeiro lugar e que toda nossa felicidade, por maior que seja ela, só será completa quando estivermos ao lado do Noivo.
      Que nós possamos nos tornar como crianças dependentes do Senhor a cada dia e termos em nosso coração o único desejo de habitar com ele no reino dos céus, porque depois disso todas as outras coisas nos serão acrescentadas.

Por Hérica Lima

12 março 2011

Bom dia

       

       Ao levantar, comece seu dia agradecendo a Deus por mais uma oportunidade de ser diferente;
       Experimente dizer 'Eu te amo' a todas as pessoas da sua casa e dizer obrigado por tudo o que elas fazem por você a cada dia;
       Ao cruzar com as pessoas na rua dê bom dia, até mesmo àquelas que você não conhece;
       Na padaria, tente não ficar um tempão esperando por 20 centavos de troco;
       Antes de sair para o trabalho/escola, faça uma oração, mas a faça sorrindo!!
       Você com certeza irá notar a diferença no seu dia, tudo parecerá estar dando certo pra você. E vai dar mesmo, porque quando plantamos bondade e amor ao longo do nosso caminho, Deus nos retribui generosamente...
       É apenas o resultado de um livre arbítrio sendo usado da maneira correta!!

       A todos o meu bom dia!

Por Hérica Lima 

11 março 2011

Tempo pra Deus


       Mesmo que nós conseguíssemos ficar as exatas 24 horas do nosso dia adorando a Deus, ainda assim seria muito pouco comparado a tudo aquilo que Ele sofreu por nós, só que nós não conseguimos nem chegar perto disso!! E pensar que ainda reclamamos...
       Consagre sua vida a Deus e ore sem cessar! Acredite, Ele sempre merecerá mais que isso...

Por Hérica Lima

Jovens criativos #1

       Bom, toda as semanas a partir de hoje, serão colocados textos no blog que são de autoria dos jovens da IBC, e o primeiro é um texto do nosso violonista (de Deus, na verdade) Daniel Seles:


"Ainda que as lutas sejam grandes, maior é a Fé no Deus Todo Poderoso; 

Ainda que a Fé diminua, a Esperança em Deus permanece;
        E se a Esperança vacilar, o poder do Amor do SENHOR nos renova;
Jesus não nos deixa só, nossa identidade é Cristã;
        Os olhos do SENHOR são como holofotes que desde os céus contemplam nossa vida; 
Temos o privilégio de sermos filhos do Deus criador dos Céus, da Terra e do Mar;

Somos ainda homens que procuram aproveitar todos os momentos (Carpe diem);
        Deus nos trouxe a este mundo para fazer a diferença e marcar esta geração;
Não podemos deixar de dormir, sonhar e acordar todos os dias pensando nesse objetivo;
        Vamos traçar metas de acordo com nosso manual de conduta, a Bíblia;
Jesus é o nosso mestre, em cada batalha ele nos ensina a atacar e defender prudentemente;
        Tudo por Deus, em Jesus e com o Espírito Santo, o resto não importa..."
Nosso farol é Cristo! 
                                                                                                       Daniel Seles                                                                                                                                                               

      O Daniel é um 'carinha' muito abençoado pelo Senhor, que usa seu talento pra engrandecer o nome de Deus. 
       Que vocês possam orar por ele e por tudo aquilo que ele ainda irá realizar em nome de Cristo!

 Por Hérica Lima


04 março 2011

União!

    "Para que todos sejam um, assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste"
                                                                                          João 17:21




         
         Eis um desabafo:       
       A igreja do Senhor dos últimos dias precisa entender que não há necessidade de disputas por espaço, reconhecimento ou até mesmo por almas! A seara é realmente grande, assim fala a palavra de Deus, e poucos são os ceifeiros dispostos verdadeiramente a trabalhar nela. E esses poucos, ainda discordam entre si, deixando a missão do evangelho ainda mais fraca e dispersa...
       Deus nos quer unidos, levando uma mesma mensagem de amor e restauração! Deus nos quer indo, todos juntos e com a mesma fé, em busca de novos ceifeiros... e não trancafiados em nosso individualismo, achando que só nós temos razão e que nossa RELIGIÃO é a única correta. Eu quero mais é proclamar o nome de Cristo, e para isso, convido a todo aquele que Nele crê, que me acompanhe, sem se importar com a placa da igreja que 'carrego' ou mesmo em carregar sua própria placa! Vamos carregar sim, O NOME DE JESUS.
         Porque Deus nos fez irmãos, filhos de um mesmo Pai, e não rivais que dizem agir em nome dele!

Amém!
Por Hérica Lima

Esperar em Deus


Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Deixando a Capa

Marcos 10.46-52

Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. (Mc 10.50.)

O Mestre te chama! Deixa tudo e vem!
Ele te ama e te oferece o verdadeiro bem.
Larga a tua capa de ilusão, que nada cobre.
Vê se descobre que, embora aqui ele pareça pobre,
Tem a essência da felicidade.
Tem suprimento para o sofrimento,
Tem alegria para cada dia,
Tem salvação para teu triste coração.
Do tesouro agora tens o mapa!
Vem a Jesus, e deixa a tua capa!

Era um mendigo cego, à beira do caminho, na entrada de Jericó. Tempos atrás, ele enxergara. Já tinha visto o pôr-do-sol, o arco-íris, a beleza de um jardim florido. Agora, porém, não via nada. E, como não havia emprego para um cego em Jericó, ele esmolava. Mas isso não lhe agradava. E Bartimeu sonhava um sonho impossível: tornar a ver!

Certo dia, porém, o tropel da multidão lhe traz aos ouvidos que havia gente importante na cidade. Ficou sabendo que era Jesus, o Filho de Davi. Bartimeu creu que ele poderia curá-lo. Acreditou que ele era o Filho de Deus. Confiou na evidência de seus feitos, na verdade de suas palavras e clamou em alta voz por sua misericórdia. E Jesus o ouviu. Parou. Mandou chamá-lo. Ele foi ao encontro do Mestre e deixou para trás a sua capa de mendigo. Um encontro com Jesus, e ele sabia que não retornaria mais como cego, e muito menos como mendigo.

Você crê que Jesus pode curá-lo? Lance de si a capa de inferioridade e das muitas limitações, e deixe o Mestre mudar o rumo de sua vida. Ande. Vá!


Simples amor

Foi em um simples lugar
De uma forma tão frágil nascia
Filho de um carpinteiro
O Rei do universo crescia
Tanto poder escondido
Num humilde olhar de menino
Veio do céu me ensinar
A sua forma de amar

Não precisava sujar os seus pés
Usar o barro e fazer enxergar
Apenas falar para o mar se acalmar
E ver alguém que confiava o negar
Não precisava dormir em um barco
Sentir-se sozinho com o céu do seu lado
Mas suportou tudo pra me ensinar
A sua forma tão simples de amar

Era um menino comum
Um simples lanche ele tinha
Só cinco pães e dois peixes
Jesus o milagre faria
Veio dar vida ao cansado
Os seus o julgaram culpado
Como entender esse amor
Tão simples e tão complicado?


Por Hérica Lima'

Retiro 2011 - Consagração

    Já ouvi muitas pessoas falarem que Retiro é algo em vão, pois muitas pessoas que vão não tem mudança ! 
    Porém essa é uma concepção de certa forma errada, pois por experiência própria o retiro não é apenas um momento de diversão, apesar de ter algumas pessoas que vão só no intuito de brincar como se fosse um Carnagospel (MISERICÓRDIA) o Retiro é um momento de retirada do meio carnal, é um momento de comunhão, contrição e rendição ao Senhor, não que nós não façamos isso quando não estamos lá, mas é um momento em que podemos esquecer os problemas, nos desprender da vida secular e ter uma maior uma intimidade com o Senhor e além da comunhão com o Senhor, é possível estarmos em comunhão com os irmãos e perceber o quanto eles são importantes !
Que realmente em mais esse retiro o nosso intuito venha ser consagrarmos mais a nossa vida ao Senhor mantendo uma comunhão maior com ele !

Amém !
Por: Feliphy Custódio

03 março 2011

Contagem regressiva

   Tá quase na hora de fazermos as malas (iupii) e partir pra mais um retiro, diga-se de passagem, maravilhoso!! 
   Quando se fala em retiro espiritual, algumas pessoas logo pensam: 4 dias confinados em uma casa (BBB) orando e louvando, afastados de tudo e de todos, não deve ser legal! É aí que entra o erro do julgar, porque para aqueles que participam ou já participaram de um momento como esses, um retiro é bem mais que isso! É, na verdade, uma forma de estar mais perto dos nossos amados irmãos e com isso aumentar nossa intimidade com Deus sem deixar de se divertir muuuuuito!! 
    Daqui a 1 dia e meio acontecerá o 8° (se não me engano) retiro dos jovens batistas de Forquilha e ao que tudo indica, o Senhor já nos preparou tudo para que muitas bênçãos sejam derramadas naquele local! E com o pouquinho de experiência que nós temos, aí vão algumas dicas pra tornar seu retiro ainda melhor:

  1. Respeitar o espaço do outro;
  2. Cuidado com certas brincadeiras;
  3. Siga as normas que foram estabelecidas pelos organizadores (horário dos cultos, do lazer, do espiritual... procure não exagerar em nada);
  4. 'Não esqueça' de ajudar sempre que possível e evite atrapalhar sujando demais a casa ou reclamando muito (da comida, da limpeza...);
  5. E por último, aproveite ao máximo esses 4 dias em que o Senhor é o seu ÚNICO foco para estreitar seus laços com 'Papai do céu' e voltar cheio do Espírito de Deus! 
Que o Senhor se faça presente em todos os retiros que acontecerão nesse fim de semana!!

E pra matar um pouquinho da saudade:
Trilha de Ubajara/ Retiro em Frecheirinha - 2010




Por Hérica Lima'

Nossa Comunhão

Nós cristãos dia após dia devemos manter uma comunhão com o Senhor, devemos estar ligados com a sua luz, numa comunhão vertical buscando vivenciar o Seu amor em nossas vidas. 
E essa comunhão na vertical nos faz ter uma comunhão na horizontal com os nossos irmão, contagiando-os com o amor de Deus revelado a cada um de nós... amor que nos faz sentir a dor do próximo, que nos torna preocupados com os problemas dos outros, tentando ajudá-los, e essa comunhão o Senhor tem preparado para nós, podemos vê-la concretizada no Grupo Asafe!